A Leo Express retirou temporariamente os comboios Talgo VI por problemas de fiabilidade. Em consequência, a operadora checa teve de suprimir, desde 31 de julho, as quatro circulações da linha Bohumín–Praga efetuadas com este material, rebocado por uma locomotiva Vectron.
Segundo informa a Railvolution, a medida afeta os comboios LE 1254, LE 1255, LE 1266 e LE 1265, cujas saídas estavam programadas às 07:54 e 15:59 desde Bohumín, e às 11:23 e 20:18 desde Praga.
As composições Talgo VI tinham sido atribuídas a este corredor em 14 de julho, após abandonarem os serviços internacionais da Leo Express entre Praga, Bratislava e Prešov, aos quais se dedicaram desde a inauguração da rota Praga–Bratislava em abril. A sua breve etapa na rota checa foi acompanhada por irregularidades operacionais e problemas técnicos.
A companhia nega que exista uma proibição administrativa para utilizar estes veículos. «Ninguém proibiu a operação das unidades Talgo», afirmou a Leo Express ao citado meio checo, que atribui a suspensão a uma incidência técnica cuja resolução prevê completar em breve. Algumas fontes apontam para avarias recorrentes em alguns elementos, como as portas.
A Leo Express dispõe de três composições Talgo VI arrendadas à Renfe Alquiler de Material Ferroviario, que já tinham sido retiradas de serviço em Espanha. Por enquanto, está prevista a sua reparação e regresso ao serviço, embora a empresa não tenha concretizado que avaria motivou a decisão nem comunicado uma data de regresso.

